Você já comeu carne de caju? Se não, precisa ler este post até o fim!
Todo mundo conhece o suco de caju, e claro, a castanha, não é? Porém, o que muita gente não sabe é que a fruta também pode ser utilizada em preparações salgadas, no lugar das tradicionais carnes de animais, e não é só para vegetarianos!
O caju, que além de lindo (tsc tsc) e delicioso, é rico em vitaminas e minerais e ainda tem poucas calorias, é um excelente substituto da carne, pois a textura é bem semelhante. Então, não tenha preconceitos na hora de prepará-lo em alguma receita salgada.
Neste artigo, você vai ver como preparar a base da carne de caju, que pode servir de acompanhamento para o arroz e feijão diários e também para as outras receitas que ensinaremos adiante. Depois deste post, é certo que você nunca mais verá o caju com os mesmos olhos!
Como preparar carne de caju
Antes de aprender receitas para utilizar a carne de caju, é necessário saber como preparar a carne, certo? Então aí vai a sugestão de ingredientes e o modo de preparo:
Ingredientes
· 6 cajus grandes
· 4 tomates
· 3 pimentões (cores variadas)
· 10g de Gengibre (2 colheres de sopa)
· Curry
· Coentro picado
· Óleo
Modo de preparo
Retire a castanha e a pele dos cajus; esprema-os ao máximo, para que fiquem bem sequinhos. Quando você conseguir retirar praticamente todo o suco do caju, ele ficará com uma textura parecida com frango. Desfie bem e depois esprema ainda mais, para retirar todo o caldo. Feito isso, a carne já está pronta para temperar.
Depois, pique os tomates, pimentões e coentro e rale o gengibre. Aqueça o óleo e refogue o gengibre com os pimentões. Tempere e deixe refogar. Adicione os tomates picados e deixe formar um molho mais grosso. Adicione o caju e tampe a panela, deixando cozinhar por 5 minutos.
A partir dessa base (que também pode ser temperada com o que você tem em casa, como cebola, alho, pimenta do reino, entre outras) você pode criar diferentes pratos, ou comer junto na refeição, exatamente como um frango refogado. A seguir, você confere 3 receitas com carne de caju que compilamos na internet para você testar em casa!
3 Receitas maravilhosas para começar a fazer já
1. Escondidinho de carne de caju
Ingredientes
· Massa:
· 1 kg de mandioca cozinhada bem mole espremida
· 1 copo de leite
· 1 colher (sopa) de azeite
· 1 colher (chá) de sal
· Recheio:
· Carne de caju que ensinamos antes. Nesse preparo, você pode alterar os ingredientes do refogado e temperos, de acordo com sua preferência.
Modo de Preparo:
Cozinhe as mandiocas até ficarem bem macias. Depois, leve ao fogo a mandioca, o leite, o azeite e o sal. Reserve.
Para montar, coloque uma camada de massa, uma de recheio no meio e outra de massa para cobrir. Leve ao forno médio pré-aquecido por 15-20 minutos.
2. Moqueca de caju
Ingredientes
· 12 cajus
· 1 cebola grande picada
· 1 pimentão verde cortado em rodelas sem sementes
· Coentro picado
· 3 tomates grandes cortados em rodelas
· 2 colheres de sopa de suco de limão
· Sal e pimenta do reino a gosto
· 1/2 xícara de azeite de dendê
Modo de Preparo
Esprema os cajus, assim como o que foi explicado na receita do começo do post, e corte em rodelas. Depois, tempere a carne com limão, pimenta, sal e o coentro picado.
Coloque o azeite na panela, refogue os cajus, pimentões, tomate e cebola em fogo alto. O caju deve soltar suco, mas se você quiser uma moqueca mais caldosa, pode adicionar ½ xícara de água e deixar ferver.
3. Coxinha de carne de caju
Ingredientes
Massa:
· 2 xícaras (chá) de água
· Caldo de legumes (feito em casa, de preferência, mas se não tiver, utilize 2 tabletes)
· 1/3 de xícara de óleo
· 2 xícaras de farinha de trigo
Para o recheio:
· Para esta quantidade de massa, o ideal é duplicar a receita de carne desfiada que demos antes.
Modo de preparo
Massa:
Leve a água, o caldo de legumes e o óleo ao fogo. Quando a mistura começar a ferver, adicione a farinha e mexa até desgrudar do fundo da panela. Depois, coloque a massa ainda quente em uma superfície e sove até esfriar.
Montagem:
Divida a massa em 15 partes. Abra a massa em círculo e adicione recheio no meio, tomando cuidado para não exagerar. Modele em forma de coxinha, bem apertado para não abrir. Passe na água e depois na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente.
Viu só como o caju é versátil? No post de hoje você viu como preparar a carne do caju, a fruta mais característica do Rio Grande do Norte. Inclusive é lá onde se encontra o maior cajueiro do mundo, mas isso já é assunto para um futuro post. A partir de agora, você pode variar ainda mais a forma que come caju e arriscar nas preparações!